sexta-feira, 15 de junho de 2018

A violência, as cidades e a educação, no Brasil


As cidades brasileiras têm como um de seus graves problemas o problema da violência. A violência ceifa vida, traz tristeza para as famílias e isso já motivo bastante para enfrentarmos o problema da violência.

Mas como mal adicional, a violência hoje impede que as cidades se desenvolvam e gerem empregos e renda. Atividades de lazer noturno e o turismo são bastante sensíveis à violência, como o é, de modo geral, o setor de serviços.
O Setor de Serviços tem sido o setor dinâmico da economia brasileira, desde de 1986. Quando ele para a economia para também. São as atividades de serviço que impulsionam o mercado interno, dinamizando o setor industrial e o agrícola.
Então, para salvar vidas humanas, o bem-estar das famílias e pensar o desenvolvimento das cidades, cabe perguntar porque o Brasil é um dos países mais violentos do mundo. O quadro abaixo mostra dados sobre educação e violência para diversos países da América do Sul e, observando esses dados, se é levado a pensar que a política mais eficaz de combate a violência é melhorar o nível educacional do país.
Como a educação, traz resultados não só para a redução da violência, mas também para a melhoria da saúde e para a produtividade econômica do país, investir em educação parece ser uma estratégia importante para tirar o país da crise.
O Brasil é um dos países mais violentos do mundo. Isso leva a pensar