terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

FUNDACENTRO apoia o banimento do amianto no Brasil

NOTA DA FUNDACENTRO DE
APOIO À CAUSA DO BANIMENTO DO AMIANTO NO BRASIL.
A presidência da Fundacentro manifesta seu apoio ao cientista da Fiocruz, Hermano Albuquerque de Castro, vítima de tentativa de intimidação, através de via judicial, por entidade que unilateralmente defende a posição da indústria do amianto no Brasil.
A manifestação de Castro é um dever cientifico e um direito democrático da cidadania brasileira, conquistado depois dos anos de obscurantismo que não pode ainda prevalecer.

Acresce que a Fundacentro, ela própria, e seus eminentes pesquisadores, têm também posição inequívoca sobre a necessidade do banimento do amianto por indústrias brasileiras para preservar a saúde do trabalhador.

Assim, a Fundacentro defende que se acelerem as gestões do Governo federal para o processo de substituição do mesmo em nossas atividades da construção civil, em particular.

Em 27 de fevereiro de 2012.

Eduardo de A. Costa
Presidente
Fundação Jorge Duprat de Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO – MTE.


Para entender o caso leia nesse blog o artigo “Amianto: Presidência da Fiocruz repudia interpelação judicial a pesquisador” no link: http://leonardomesentier.blogspot.com/2012/02/presidencia-da-fiocruz-repudia.html

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Carnaval no Rio de Janeiro: utopia alegre do tempo presente.

O carnaval é uma explosão de criatividade artística. Fantasias, músicas, alegorias são renovadas de ano um para outro, necessariamente. Os foliões criam personagens através de fantasias, e assim recriam a si mesmos, refazem suas identidades e promovendo, muitas vezes, a crítica social.

O filosofo Adolfo Sánchez Vasquez sugere que a criatividade é o que distingue, a nós humanos, dos outros animais. A criatividade é manifestação do desejo de humanização do mundo. É anti-alienação. É por meio de sua criatividade que a sociedade humana transforma o ‘mundo natural’ em ‘mundo humano’.

Os ranchos, os maracatus, blocos e as escolas de samba são organizações coletivas espontâneas, com a finalidade de principal de promover a troca cultural na sociedade. E, pelo menos em sua origem, são autônomas em relação ao Estado e realizam uma troca gratuita de valores culturais. O carnaval é a festa do artista popular e da arte popular, por excelência - ainda que os famosos tenham descoberto uma forma de ganhar com situação. Músicos, bailarinos, figurinistas; nas ruas, nos desfiles; com as mais diferentes e surpreendentes fantasias.

No carnaval, a praça e as ruas são, de fato, do povo. Os foliões invadem as ruas e praças dissolvem identidades e mecanismos de distinção social e promovem a convivência fraterna no espaço público.

O carnaval se torna, portanto, a festa que possibilita o relacionamento transversal das classes sócias e grupos de renda, na sociedade contemporânea. Tudo, no carnaval, converge para uma grande festa de confraternização coletiva, no espaço público.

Os ranchos, os maracatus, blocos e as escolas de samba são organizações coletivas espontâneas, com a finalidade de principal de promover a troca cultural na sociedade. E, pelo menos em sua origem, são autônomas em relação ao Estado e realizam uma troca gratuita de valores culturais. Músicos, bailarinos, figurinistas; nas ruas, nos desfiles; com as mais diferentes e surpreendentes fantasias: o carnaval é a festa do artista popular e da arte popular, por excelência - ainda que os famosos tenham descoberto uma forma de ganhar com situação.

Explosão de criatividade humana, apagamento de distinções sociais, confraternização no espaço público, festa popular de humanização do mundo. O carnaval, mais que prova, é a expressão do desejo coletivo de “um outro mundo possível”.

O carnaval é a grande utopia alegre do tempo presente.

Esse artigo é uma redição de uma rtigo publicado neste blog em 12 de fevereiro de 2010.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Amianto: Presidência da Fiocruz repudia interpelação judicial a pesquisador

A Presidência da Fiocruz, emitiu nota repudiando  a interpelação judicial impetrada pelo Instituto Brasileiro de Crisotila, entidade que reúne a indústria do amianto, ao pesquisador e médico Hermano Albuquerque de Castro, que é servidor da Fundação. A Fundação presta solidariedade a Hermano Albuquerque de Castro e lamenta a tentativa de intimidação e de se criar barreiras à liberdade de expressão e de pesquisa científica.

Ação de grandes contra pesquisadores já foi objeto de análise desse blog (ver: http://leonardomesentier.blogspot.com/2011/12/gestao-publica-e-producao-academica.html  ). O assunto de interesse direto de toda a sociedade, pois o bom andamento da pesquisa científica é fundamental para garantir que o Poder Público de fato atue em favor da sociedade.

A questão do amianto remete ao debate sobre o meio ambiente, não na forma que em geral a questão é tratada atualemnte na grande midia, mas numa forma que interessa diretamente a população das cidades. O uso do amianto não vai destruir o planeta ou a biodiversidade ou a camada de ozônio, mas o amianto é cancerígeno; ou seja: o planeta vai sobreviver, a espécie humana também, mas devido a fabticação e uso do aminato muitos humanos vão desenvolver câncer, uma doença que quando não mata traz grandes danos a vida de suas vítimas.

Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (Iarc, na sigla em inglês) atestam que o amianto é uma fibra cancerígena, assim como a Resolução 348 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que considera ser o amianto um resíduo perigoso e cancerígeno para aqueles que o manipulam. O uso do amianto já está proibido em 52 países.

Essa interpelação judicial no Brasil aparece num contexto em que, segundo a Rede Brasil Atual: a Justiça de Turim, na Itália, condenou a 16 anos de prisão duas pessoas ligadas ao grupo suíço Eternit. Stephan Schmidheiny, herdeiro do grupo, e um administrador da filial italiana, o barão belga Jean-Louis Marie Ghislain de Cartier de Marchienne, foram declarados culpados pela morte de cerca de 3 mil pessoas na Itália, entre eles ex-funcionários ou moradores de quatro localidades onde a Eternit tinha fábricas de produtos à base de amianto. Eles deverão ainda pagar dezenas de milhões de euros em indenizações. Segundo a acusação, eles provocaram uma catástrofe sanitária permanente e infringiram as leis de segurança do trabalho. Além disso, omitiram as informações sobre os danos causados pelo amianto, o que provocou a morte de milhares de trabalhadores.” ( ver:  http://www.redebrasilatual.com.br/temas/saude/2012/02/fabricantes-de-amianto-sao-condenados-a-prisao-na-italia )

Fontes:


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pinheirinho: desrespeito a lei e violência contra os pobres.

No vídeo o Defensor Público de São José dos Campos faz greves denuncias sobre o desrespeito a lei e aos procedimentos judiciais na ação da policia de São Paulo sobre Pinheirinho.

Defensor público explica porque a ação no Pinheirinho não poderia ter acontecido - 1 fev. 2012
http://www.youtube.com/watch?v=JfUuOaXdIBE&feature=youtu.be

Para compreender o que aconteceu em Pinheirinho leia também nesse blog o artigo: Pinheirinho: a lei e a lei do mais forte, no link: http://leonardomesentier.blogspot.com/2012/01/pinheirinho-violencia-policial-e.html