segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pesquisadores da FIOCRUZ e UERJ processados pela ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico.

Pesquisadores da FIOCRUZ e da UERJ estão sendo processados pela ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico, por terem denunciado publicamente os impactos ao ambiente e aos moradores nas áreas vizinhas a fabrica. Com base nas denuncias o Ministério Público entrou com uma ação contra a companhia. Segue abaixo a nota da APACSA – Articulação das Populações Atingidas pela Companhia Siderúrgica do Atlântico, que está pedindo ampla divulgação nas redes sociais.


"A ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) vem trazendo impactos socioambientais, com danos à saúde, ao ambiente e a renda dos pescadores e moradores de Santa Cruz. Em uma tentativa de intimidação, processa por danos morais profissionais de saúde da Fiocruz e da UERJ que estão trabalhando no caso.

"Em repúdio a isso, viemos conclamar a todos a colaborar em uma ampla divulgação das denúncias das ações da TKCSA, através das redes sociais, nacionais e estrangeiras, na defesa das seguintes reivindicações:

1. Pelo direito à liberdade de expressão;

2. Pelo fim imediato da poluição;

3. Pela indenização e reparação dos pescadores/as e moradores/as;

4. Pelo fim das isenções fiscais cedidas a empresa;

5. Não à licença de operação definitiva e ao termo de ajustamento de conduta.

No endereço eletrônico abaixo se encontram matérias sobre o processo da TKCSA contra os pesquisadores.

http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/?origem=1&matid=27990

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1680659-7823-MP+PEDE+PROIBICAO+DE+OPERACAO+DA+COMPANHIA+SIDERURGICA+DO+ATLANTICO,00.html

Assistam ao vídeo sobre o caso: Desenvolvimento a Ferro e Fogo na Zona Oeste do RJ.

http://www.youtube.com/watch?v=5--nTG9q0A4

Vamos fazer uma grande rede de solidariedade e de comunicação em defesa dos direitos sociais e à saúde ambiental. Junte-se a nós!"