quarta-feira, 27 de julho de 2011

Documentário mostra perigos dos agrotóxicos para a saúde dos brasileiros

O filme "O veneno está na mesa", lançado pelo cineasta Silvio Tendler, na última segunda-feira (25), no Teatro Casa Grande, no Rio, expõe os perigos para a saúde dos brasileiros associados à utilização de agrotóxicos no Brasil.

Desde 2008, o país é o principal mercado no mundo para esses produtos. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o consumo anual chega a 5,2 litros por habitante. Como mostram testes feitos pela Anvisa, os agrotóxicos tem sido usados de forma imprópria ou abusiva. Testes realizados em 2010, apontaram problemas em 29% das amostras de alimentos examinadas. No caso do pimentão, esse percentual chegou a 80%.

O filme mostra que, desde 2008, a agência tenta reavaliar o registro concedido para 14 ingredientes ativos suspeitos de provocar problemas no sistema nervoso central, má formação fetal ou câncer, entre outros. Alguns já foram proibidos em países tão distintos como Estados Unidos e China. A iniciativa, porém, esbarra na resistência dos fabricantes.

Financiado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, o filme esta disponívelnos seguintes links: