domingo, 26 de agosto de 2012

Bondinho: Protesto em Santa Tereza 27 de agosto

Abaixo o manifesto do manifesto em defesa do bondinho da Santa Tereza
 

MARCO 27 DE AGOSTO DE 2012

UM ANO SEM O BONDINHO DE SANTA TERESA

No próximo dia 27 de agosto terá transcorrido um ano desde a tragédia anunciada com o bondinho de Santa Teresa, que não só deixou perdas irrecuperáveis, ceifando vidas, mas que também, de modo absurdo, teve como resposta a postura autoritária e defensiva do governo do Sr. Sérgio Cabral, que se recusou completamente a dialogar com a nossa associação de moradores e, escandalosamente, deu continuidade ao seu projeto de desmantelamento do sistema de bondinhos históricos de Santa Teresa, tombado pelo Inepac e, mais recentemente, pelo Iphan.

É preciso reiterar que não teriam ocorrido nem o acidente com o bonde n° 10 – consequência da falta de manutenção e da negligência por parte dos responsáveis superiores pela empresa estatal Central –, nem a pane de frenagem do VLT “Frankenstein” que matou a professora Andréia – consequência da incompetência da empresa T-Trans –, caso o governo estadual tivesse cumprido a sentença judicial de 24 de agosto de 2009, que o condenou a recuperar integralmente o nosso sistema de bondes históricos. Além de seus reiterados adiamentos e protelações junto ao Ministério Público Estadual e do indiciamento de funcionários subalternos, em contraste com a “blindagem” do secretário de Transportes Júlio Lopes e do diretor Fábio Tepedino, que estavam mais do que alertados, o governo, sem temer a lamentável repercussão desse gesto na opinião pública e desconsiderando o parecer dos técnicos do Crea, Sindicato dos Engenheiros, Clube de Engenharia, e dos trabalhadores ferroviários culminou, sem qualquer pudor, por premiar a empresa T-Trans, que ganhou, em junho passado, nova  licitação  para fabricar novos bondes, mais caros ainda, desrespeitando o modelo do bondinho tombado e reduzindo drasticamente sua capacidade de transporte. Para quem não se lembra, a T-Trans é a responsável pelo fracasso total, reconhecido pelo próprio governo do custoso “Frankenstein”. Esta empresa inidônea, cujo contrato com o governo estadual foi considerado ilegal pelo Tribunal de Contas do Estado em 2009, precisa é prestar contas do prejuízo que deu aos cofres públicos e ser criminalmente responsabilizada pelos vários acidentes ocorridos com seu fake de bonde-trem.

 Temos exaustiva documentação atestando que desde os anos oitenta, e particularmente desde 27 de agosto de 2011, quase que diariamente percorremos todos os caminhos em busca de uma solução que devolvesse ao nosso bairro o bondinho histórico, núcleo da identidade da APA de Santa Teresa e, certamente, um dos nossos maiores exemplos de obra humana (cultura) harmonizada com a natureza, virtude que conferiu ao Rio o título de Paisagem Cultural da Humanidade.

O bondinho de Santa Teresa é patrimônio material e também imaterial por circunscrever todo um modo de vida peculiar e cidadão. É referência de sustentabilidade, é história e é também futuro mais feliz!

De fato, percorremos em vão todos os caminhos junto aos poderes do estado, recebemos a simpatia e a solidariedade de personalidades públicas e instituições, mas da parte do governo do estado só nos deparamos com a surdez disfarçada ou ostensivamente assumida. Agora, diante de tantas irregularidades e tenebrosas “transações”, estamos apelando para o Ministério Público Federal. Não vamos desistir dessa luta, apesar de todo o poder da autoconfiante máquina governamental, que tripudia sobre o apelo popular, ignorando que quando a causa é justa Davi supera Golias.

O momento é de balanço e definição dos próximos passos. Por isso, vamos nos reunir numa grande manifestação, no domingo dia 26 de agosto, no Largo do Guimarães, às 18 horas, com o objetivo de registrar esse doloroso marco; reiterar as nossas reivindicações; agradecer a todas as entidades, instituições, organismos da sociedade civil e personalidades que nos apoiaram desde o início dessa luta; e ouvir o pronunciamento e comprometimento público dos candidatos à prefeitura de nossa cidade especificamente sobre o nosso sistema de bondinhos-históricos.

AMAST

MOVIMENTO O BONDE QUE QUEREMOS

 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Intervenções urbanas na recuperação de centros históricos: lançamento de livro em São Paulo.

 
N
 
Na próxima 5a feira, dia 16 de agosto, das 18hs às 21 hs, ocorrerá o lançando desse livro, que é resultado de pesquisa e análises sobre as intervenções urbanas realizadas pelo Programa Monumenta em 26 cidades históricas, em 16 estados brasileiros. Além de uma reflexão sobre a morfologia dos núcleos históricos e das políticas voltadas para sua reabilitação, analiso intervenções em praças, orlas marítimas e fluviais, mercados, parques, imóveis arruinados transformados em campi universitários, casario privado e habitação social.